segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Entre as flores da Lapa - Roberta Espinosa


O grupo Matriz lançou um guia mensal de programação, e o primeiro, veio com ela na capa. Não é para menos, o destaque e os elogios são mais do que merecidos. Roberta Espinosa, tem uma voz linda e uma presença de palco que deixa no chinelo muito CD de platina por aí.

Depois de ter aberto o projeto "Vozes da Lapa", no Teatro Odisséia, já fez seu show solo, no Bar da Ladeira - continuação do projeto - E está com vários shows marcados. Pelo menos em algum, você consegue ir, mas o recomendado mesmo, é que vá em todos. Não tem erro. É diversão na certa.

Produzindo seu primeiro CD, essa menina moça de apenas 21 anos, já tem fãs fiéis, com direito a comunidade no Orkut. Não podia ser diferente, a princesinha do samba (como é chamada na comunidade dedicada a ela), é uma simpatia e as apresentações dela são uma delícia. Samba. Muito, e de todos os tipos: pra ouvir, pra dançar, dos clássicos aos mais "moderninhos" , se der sorte, escuta uma das composições dela e pode terminar a noite dançando um forrózinho. Só há um risco: a música parar e você querer mais!

Raquel: Como e quando começou seu contato com o mundo artístico? Li que você já fez tablado, como foi essa experiência? Você ainda atua?

Roberta: O meu contato com o mundo artístico começou quando eu era bem pequenininha (menor ainda), rs. A minha mãe não se profissionalizou como cantora mas, dentre as muitas lembranças que tenho, tem uma muito forte que é a da minha mãe cantando em frente ao som e me perguntando: "minha filha ficou boa essa música?" O meu avô, pai da minha mãe conheceu a minha avó no teatro e o filho deles, meu tio, fazia tablado. Ele passava o dia inteiro me filmando. Tem uma gravação em que eu interpreto a Ruth e a Raquel da novela "Mulheres de areia." Eu queria ser atriz, o lance de ser cantora só surgia quando eu via a Patrícia Marx cantar. Meu pai, é um artista nato. Só quem conhece sabe! Quando eu completei uns 13 anos entrei pro Tablado, mas logo descobri os musicais e o prazer de cantar superou e muito o lance de atuar. Mas de verdade, o que eu gosto mesmo é de cantar! Amo, amo, amo cantar e passar uma boa energia pras pessoas.

Raquel: Há quanto tempo você se apresenta? Além do Bar da Ladeira, onde você já se apresentou?

Roberta: Eu me apresento desde que eu tenho uns 17 anos. Comecei numa banda de anos 80 chamada Zelda Scotti. Isso é muito louco pq eu fazia um musical e um ator chamado Milton virou pra mim e disse: " Quem falou que você é atriz se enganou e muito! Você é cantora garota. Eu vou montar uma banda pra você. Quando estiver pronta eu te ligo!" Eu acabei saindo do musical e um dia voltando de viagem, o telefone toca e era ele dizendo que estava tudo pronto. Foi a primeira banda que eu comandei. Foi quando eu tive a certeza de que realmente eu não tinha nascido pra outra coisa. A banda acabou porque o Milton faleceu num acidente de moto e ninguém mais conseguia ensaiar. Eu fiquei um tempão arrasada. Aí eu fui numa boate e conheci o Rick De La Torre (baterista) e o Toninho Van Han (tecladista). Eles me apresentaram o Otavio Santos(compositor maravilhoso) e nós começamos uma banda chamada Bela Perdida. é um pop moderno, logo vai estar no myspace.
Na Lapa eu comecei a cantar há dois anos. Foi louco porque eu passei na frente de um barzinho e falei:"vocês querem uma roda de samba???". Eu só sabia cinco sambas de cor. Chamei a Adriana Hadassah pra me fazer companhia, ela é prima da minha tia e canta na Lapa. Ótima cantora, aprendi muito com ela. Nesse meio tempo eu canjeava com o Toque de Arte. Bebi muito da fonte deles. Da fonte maravilhosa diga-se de passagem. Foi o meu pai quem me levou. O meu pai não queria que eu fosse artista mas ele era amigo dos integrantes do grupo. Aí eles me ouviram e disseram: " Carlinhos você ta perdido!!!" (risos)
Eu já cantei no Rio Scenarium, estarei fazendo a minha quarta temporada agora em setembro. Teatro Odisséia, Café Cultural Sacrilégio, Cinematheque, Vinícius Bar, Bar da Ladeira, Espaço GNT...


Raquel: Você exerce alguma outra profissão ou se dedica apenas ao campo artístico?

Roberta: Eu fazia Pedagogia na UNIRIO mas eu tranquei. Passei pra letras em 2005 na UERJ e só descobri no mês retrasado. Quase que eu morri do coração. Eu amo letras teria feito com certeza! Pq eles não mandam uma carta dizendo que a gente passou? Atualmente estou na música e dela não quero sair. Vou prestar a prova esse ano pra UNIRIO de novo rs ( ai esse vestibular que me persegue) pra música.

Raquel: Na sua opinião, o cenário carioca está aberto para novos talentos? Como se percebe a facilidade ou dificuldade de se inserir como novo nome nesse meio?

Roberta: Eu acho que o cenário carioca está aberto sim. E o cenário brasileiro nem se fala, é imenso, tem espaço pra todo mundo. Eu não posso responder por todos mas a maior dificuldade que eu estava enfrentando era estar sem o CD. Agora ele já saiu do papel mas ainda falta muito pra ficar pronto. É trabalho árduo mas tem que ser feito. O meu site entra no ar agora no final de agosto. Agora, o difícil é se divulgar. A Rede Matriz faz um trabalho muito bacana nesse sentido. Eles divulgam com esmero os artistas que fazem os shows em suas casas. Lançaram uma revista chamada Nox. Eu, Simone Lial, Patricia Oliveira e Karla da Silva fomos a capa da edição de agosto. A mídia é que está muito fechada pra música de uma forma geral. Não existem mais programas que apresentem os novos grupos. Cara, a música toca direto na rádio e pra aparecer na tv demora séculos. Tudo bem que a televisão não é a única forma de divulgação mas todo mundo sabe que o brasileiro vê muita televisão e a grande massa não tem tv a cabo. Tem o programa do Raul Gil e tem o Som Brasil que é maravilhoso mas eu nunca assisto porque é muito tarde. Garanto que muita gente também não consegue ver. Porque não passa um programa assim no sábado, domingo a tarde? O brasileiro é muito musical. A gente não pode perder isso.

Raquel: O que você não abre mão de ouvir?

Roberta: MPB.

Raquel:Quais artistas são suas principais influências?

Roberta: Elis Regina, Tim Maia.

Raquel: Repertório, como você monta? Dá preferência a quais artistas?

Roberta: Na verdade, eu dou preferência às músicas. O cantor sempre será voz e canção. Se ele tem a canção que toca o coração das pessoas ele tem o ouro na mão. Eu procuro canções que me agradem e que eu sinto que agradam o público também.

Raquel:No show que eu assisti, você cantou também vários forrós? Qual a importância você dá a não se prender a um único estilo musical?

Roberta: Eu acho importante por causa dessa coisa da canção. Pra mim não existe um samba bonito, um forró bonito ou um sertanejo bonito, as músicas são bonitas. Os caras se inspiram e compõem umas coisas inacreditáveis. Junto com elas vem o ritmo. Mas cantando na noite eu dividido em blocos pra galera ter o momento de sambar, o momento de paquerar, o momento de forrozear...ou pode ser misturado, vale tudo!

Raquel:Percebi também a presença de composições suas. Existe alguma forma de acesso as suas músicas? Existem planos para o lançamento de algum CD? Agora, quais são seus principais planos, na música?

Roberta: Pois é! Eu já canto comumente uma música minha chamada “Descaminhos” e o pessoal está decorando (isso é demais) e já pede no show! Poxa, eu fico muuuuuito feliz. Eu não toco instrumento e assim como muitos compositores eu componho de cabeça. Quando eu canto pros meus pai eles sempre fazem uma cara esquisita! Depois que a harmonia é colocada eles falam " essa música não foi aquela que você cantou"!!!(risos)
Já entrei em estúdio pra gravação do cd e eu devo assinar 7 das 10 composições dentre parcerias também. Vai ter samba, soul, axé!!!! Procurei fazer um CD pra dançar. Também terá uma ciranda que eu acho que será a única música lenta do disco.
Planos? Eu tenho vários...mas dá pra fazer plano no nosso país??? (risos) O meu plano é continuar tendo fé em Deus pq com Ele tudo dará certo.


Raquel:Você já fez alguma parceria? Com quem?

Roberta: Marcio Lokal, Otávio Santos, Diana Nascimento, Thiago Mocotó...

Raquel: E a parceria dos sonhos? Com quem seria? O que vocês cantariam?

Roberta: A parceria dos meus sonhos já aconteceu!!!! É a parceria com uma pessoa que eu apelidei carinhosamente de "presentinho". É com a minha irmã de dez anos. A letra é dela e a música " Aonde está meu Rio" vai estar no cd. ( Licença poética para o aonde, rs). A minha irmã Luisa foi o melhor presente que eu já recebi.

Raquel: Se pudesse resumir, o que sente, quando está no palco, como o faria?

Roberta:" Sai do chão"!!!

Jogo Rápido:

Livro:
" A menina que roubava livros"
CD:Los Hermanos 4
Compositor: Chico Buarque, Gilberto Gil e Marcelo Camelo.
Instrumento: Piano, bateria, percussão
Cantora: Elis Regina
Cantor: Tim Maia
Cidade: Trancoso
Time: Fluminense
Cor: Vermelho
Atleta: Daiane dos Santos
Filme: Closer e o Segredo de Brookeback Mountain
Ator: Tony Ramos
Atriz: Marieta Severo
Escola de Samba: Gosto de todas.
Sonho: Um sorvete imenso.
Viagem: Bahia

Palavras ao Zanzei:

Zanzei muito obrigada pela oportunidade desse papo gostoso! E obrigada por me dar também a oportunidade de mostrar um pouquinho como eu sou e dar essa força na minha carreira!
Beijocas
Ps: " Alô mamãe!"...e papai!


Quer conferir, vai sem medo. Aprovadíssima pelo Zanzei:

09 a 13/09 - Rio Scenarium
20 /09 - Bar da Ladeira – Esse será especial, comemoração do aniversário da Roberta.
3, 17 e 31 – Teatro Odisséia (Vozes da Lapa)

Nenhum comentário: