sábado, 12 de abril de 2008

Ana Costa conta um pouco da sua história no Zanzei.



Meu Carnaval – Ana Costa

Revelação no 5º Prêmio Rival Petrobras de Música 2006, indicada como melhor cantora de samba e melhor cantora no voto popular na 5ª edição do Prêmio Tim de Música 2007 e
Cantora do tema do Pan 2007 “Viva Essa Energia” com Arnaldo Antunes.

Cantora, instrumentista e compositora, Ana Costa desponta no mundo do samba. Sua voz está presente em Meu Carnaval, seu primeiro CD solo, lançado em março de 2006 pela Zambo Discos, com produção de Bianca Calcagni. O CD também contou com arranjos de Paulão 7 cordas e Alceu Maia. Ana Costa também acompanhou artistas de peso como Beth Carvalho, Wilson Moreira, Velha Guarda da Portela, Martinho da Vila, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jorge Aragão, João Nogueira e Zé Kéti, entre outros.

Confira o que rolou nesse bate papo.

1- Zanzei: Como surgiu o interesse por música? E quais foram as primeiras influências?

Ana Costa: Meu interesse por musica surgiu em contato com amigos que já tocavam. O incentivo que tive de família foi um violão que me foi presenteado pela minha mãe. Mas aprendi a tocar sozinha e através daquelas antigas revistinhas de musica pra violão. Depois o contato com outros músicos foi fundamental pra minha formação.

2 - Zanzei: O que o grupo Roda representa na sua vida?

Ana Costa: Representou um momento muito importante na minha vida principalmente de auto-afirmação como sambista, aprendi muita coisa, conheci muita gente e como éramos um grupo, tivemos oportunidade de acompanhar muitos sambistas importantes: João Nogueira, Velha Guarda da Portela, Beth Carvalho, Tantinho da Mangueira, Wilson das Neves, D. Ivone Lara e tantos outros...Fizemos um trabalho verdadeiro e sei que serviu de incentivo a tantas outras meninas que hoje tocam por aí.

3 – Zanzei: Nos dias de hoje, a mulher tem mais espaço no mundo do samba?

Ana Costa: Muito mais. Temos ótimas cantoras, instrumentistas. A quinze anos atrás, pelo menos, víamos muitas mulheres em rodas cantando apenas como “apoio” pros músicos. Tem uma geração nova por aí que vive de musica,faz samba e muito bem feito.

4 – Zanzei: Como você avalia essa parceria com Zélia Duncan?

Ana Costa: Uma parceria muito bem sucedida. Zélia é fera, me ensina muita coisa. Eu a conheci através da Martnalia que é outra maravilha e todas as musicas que fizemos até agora deram muito certo. Sou fã das duas e quero estar sempre perto delas.

5 – Zanzei: Cantora, compositora e violonista. Qual desses talentos você mais gosta?

Ana Costa: Gosto de tudo mas confesso que ultimamente meu violão anda meio abandonado. Tenho cantado bastante por aí mas quero pegar mais na viola.

6 – Zanzei: O que você tem escutado ultimamente?

Ana Costa: Mônica Salmaso cantando Chico, redescobri uns sons instrumentais da década de 80 do Ricardo Silveira (guitarrista fantástico), tem o Cd novo do Moacir Luz com o Marçalzinho, Mart’nalia Ao Vivo, Marina Lima (CD TRÊS – é fantástico), Tem o Celso Fonseca que é maravilhoso e pra fechar a lista, o bom e velho NOEL ROSA.

7 – Zanzei: A mais recente conquista na sua carreira foi cantar no Pan do Brasil para mais de 90 mil pessoas. Sua experiência na música lhe ajudou naquele momento? Como foi?

Ana Costa: Ajudou e muito. Foi maravilhoso, foi muito estimulante pra minha carreira. Apesar de já ter tanto tempo fazendo o que faço, a maioria das pessoas que ali me viram nunca tinham ouvido falar de mim. E senti da comunidade do samba um carinho enorme. Era como se eu tivesse representando toda uma geração. Foi lindo.

8 – Zanzei: Qual análise você faz do seu primeiro cd solo ‘Ana Costa, Meu Carnaval’? Já pensa no próximo?

Ana Costa: Esse CD foi muito bem sucedido. Dei um salto muito grande na minha carreira ao lançá-lo. Meus 10 anos no Grupo O Roda por 1 ano e pouco de lançamento desse CD (Risos).
E não é só isso não. Esse CD foi lançado pelo selo Zambo Discos que é uma parceria minha com a Bianca Calcagni. Conseguimos distribuí-lo e atingir pontos jamais imaginados à uns 2 anos atrás. Depois dele vieram o CD da Mariana Baltar, do Galocantô, todos muito bem sucedidos também. Ta sendo uma grande conquista!
Penso num próximo CD sim mas sem pressa.

9 – Zanzei: Você esta feliz com o atual momento do Samba?

Ana Costa: Muito feliz. O samba está sendo valorizando cada vez mais seja nos bares, nas escolas de samba, nos teatros, casas de shows. O público vem crescendo e a faixa etária de admiradores do nosso samba é bastante variada. Tem samba pra todos os “bolsos” inclusive:existem os pagodes maravilhosos que são muito bem freqüentados, existe o samba nas casas de shows mais populares ou até nas mais sofisticadas, tem samba nos bares que cobram couvert super barato outros que nem tanto e assim vai.

10 – Zanzei: Depois de ter ganho ano passado o prêmio Rival de revelação, você foi indicada para melhor cantora de samba no prêmio Tim, ao lado de Alcione e Marisa Monte. Como foi esta emoção?

Ana Costa: Antes de tudo quando fiz esse CD meu objetivo principal era entrar no mercado pra ampliar meus horizontes, fazer mais show e principalmente poder mostrar mais a minha sonoridade. Daí a coisa foi andando de tal jeito que cheguei ao Premio Rival, concorri no Prêmio Tim e aí caiu a ficha!! Estar ali ao lado dessas duas divas só me fez perceber que eu tinha traçado um caminho que não tem mais volta. Alcione é a maior cantora desse Brasil na minha opinião e Marisa é o bom gosto em pessoa, tem o controle total nas produções dela além de ser uma grande cantora e com muita cultura musical e geral. E eu ali entre as duas percebi finalmente que o meu trabalho está só começando. Isso tudo serviu de incentivo pra mim e me trouxe a certeza que posso dar muito mais.

11 – Zanzei: Quais são seus próximos planos na música?

Ana Costa: Tenho planos de montar um show com musicas novas, alternando com as já divulgadas do meu CD . Final do ano começo a gravar um novo CD.

12 – Zanzei: A lapa é o reduto de grandes músicos. Como você se sente quando esta lá?

Ana Costa: Feliz e satisfeita de ver a Lapa bombando e com uma diversidade musical invejada em qualquer parte do mundo.

13 - Fale pra gente sobre:

Martinho da Vila (Seu Padrinho)
Ana Costa: MARTINHO é um cara da antiga mas é moderno, sua música é altamente sofisticada e popular ao mesmo tempo, é um cara do Brasil mas é do mundo também....enfim, sempre os dois lados. Isso já diz tudo e define a minha paixão por ele.

Mart’nália (Onde você tocou violão e cavaquinho)
Ana Costa: Parceira musical, companheira, super artista, intuitiva, alegre, boa compositora, voz “quente”. Os dois anos que fiquei na banda fui muito feliz, cresci musicalmente e artisticamente além de ter tido a oportunidade de tocar nos EUA, Europa além de ter participado do PROJETO PIXINGUINHA rodando o nordeste.

Bianca Calcagni (Produtora e Amiga)
Ana Costa: Minha grande incentivadora, melhor amiga, além de ser a minha produtora, sócia. Temos uma estória muito bonita de garra, dividimos todas as alegrias e tristezas. É um “casamento” profissional que tem dado certo a mais de 10 anos.
Ana Costa e Bianca Calcagni


Jogo Rápido

Livro: Todos de Alan Kardec (literatura Espírita)
Música: Tantinho, Memória em Verde e Rosa (já a algum tempo esse é o melhor!!)
Filme: Memórias de uma Gueixa
Instrumento: Violão
Cantora: Zélia Duncan
Cantor: Tantinho, Toni Platão
Cidade: Meu Rio de Janeiro
Time: Fluminense
Cor: Todas
Atleta: Shelda (vôlei de praia). A pequena Jade
Ator: Marco Nanini
Atriz: Marieta Severo
Escola de Samba: Vila Isabel em 1º lugar. Mangueira que é o chamego da maioria dos cariocas!!
Ídolo: Noel Rosa
Viagem: Tahiti
Sonho: Paz e entendimento entre as nações.
Site: http://www.anacosta.art.br/

Contato: contato@zambodiscos.com.br

Palavras ao Zanzei:

"Quero desejar a todos muita paz e saúde e dizer que estou muito agradecida por ter essa oportunidade de estar aqui falando um pouco de mim, da minha música, compartilhando com todos essa minha trajetória. Que a música esteja presente sempre na vida de todos que buscam o belo e a paz interior."

Um comentário:

Manu Santos disse...

Ana é a musicalidade em pessoa! Fantástica!

Um beijo,
Manu