terça-feira, 28 de outubro de 2008

Anna Luisa - A música de todos os sons!


Uma mistura de ritmos e sensações marcada pela doce voz de uma carioca cheia de talento. “Girando”, segundo cd de Anna Luisa, chega prometendo grandes surpresas, com uma pitada de tudo o que há de mais brasileiro: a diversidade.

Com um timbre como poucos, tudo o que Anna Luisa faz encanta aos ouvidos acostumados com os bons sons.

O lançamento do cd, que vem pelo selo do Centro Cultural Carioca, está marcado para o dia 29 de outubro, às 21h, no próprio CCC.

Vamos girar por aí e aproveitar o delicioso papo com esse encanto de pessoa, a “bailarina” da música, que nos embala com belas canções.


Carol: Muitos artistas trazem de casa as influências musicais que seguem a sua carreira. Como foi o início da carreira para você? De onde vieram suas influências para compor seu trabalho?
Minha família sempre foi extremamente ligada à música. Todos “arranham” algum instrumento e são movidos a trilhas sonoras. Então sempre ouvi de tudo um pouco, em casa. E em meio a vários estilos (porque a família é grande, e há um ecletismo...) fui, aos poucos, reconhecendo aquilo que me soava melhor aos ouvidos.

Respondendo à sua segunda pergunta, diria que meu “liquidificador musical interno” teria porções de Lenine, Gil, Clara Nunes, Novos Baianos, Luiz Gonzaga, Caetano, Chico, Elis, Pedro Luis e A Parede, Nação Zumbi, Bob Marley, Barbatuques, Dorival Caymmi, Cássia, Marisa, Alceu, Gal, Bethania, Geraldo Azevedo, Tom Zé, Elba e por aí vai!!... Tem uma galera...

Carol: O seu primeiro cd foi marcado pela mistura de ritmos, indo desde o maracatu ao reggae, passando pelo samba, xote e ciranda. E em “Girando”, a mistura se repete?
Sim, claro! A minha “onda” é essa! Ritmos brasileiros! A diversidade que temos de sul a norte me fascina. Não posso ouvir o som de um tambor de alfaia, ou mesmo de um surdo. Um “xique-xique” de xequerê, um triângulo, um agogô. Um batuque qualquer de maracatu, de samba, de côco... Fico logo arrepiada! Por isso é inevitável ter todos esses elementos no meu trabalho. É pensando nesses “arrepios” que componho, que escolho o repertório. “Girando” mantém essa energia. Mas acredito que há uma evolução em termos de maturidade nas escolhas e na criação. Tivemos mais tempo também. Portanto, experimentamos mais, tivemos mais cuidado. Eu tô feliz!

Carol: Em seu novo cd, também encontraremos músicas suas e parcerias? Como é a Anna compositora? Em que (ou em quem) você se inspira para compor?
Sim! “Girando” tem 4 canções minhas. Uma em parceria com Emerson Mardhine, com quem tenho grande afinidade desde que comecei a compor; com Rodrigo Vidal, também competentíssimo produtor musical dos meus dois discos, e com Edu Krieger, talentosíssimo!! E uma só minha. Achei 4 de bom tamanho. Não gravei tudo o que compus. Até nisso tem de haver uma seleção. E sempre gosto de vasculhar um pouco o baú e, por outro lado também, ver o que está rolando de novo por aí. Tem muita gente bacana no disco. Dos velhos e dos novos tempos. Todos extremamente atuais.
Minha inspiração vem das coisas simples da vida. Do que eu observo, do que vivo, do que sinto. Gosto muito de criar personagens também, historinhas... Vc vai ver/ouvir!

Carol: Você lançou seu primeiro cd de forma independente, e “Girando” está saindo com o selo do Centro Cultural Carioca. Para você, quais são as maiores dificuldades de um artista independente? E como essa parceria com o selo do CCC ajuda na difusão do seu trabalho?
Sim, o segundo sairá pelo selo do CCC com distribuição da Universal. Uma parceria bacana que veio em boníssima hora. Somos parceiros: eu, o CCC e a Universal!

A primeira dificuldade do artista independente é, de fato, grana. Os custos necessários para bancar e promover o mínimo para se lançar um disco, dignamente, são sempre altos! Desde a gravação do disco (horas de estúdio, músicos, mixagem, masterização) até o lançamento (que inclui divulgação, produção, shows e etc). Existem algumas leis de incentivo que, por vezes, ajudam nesse processo. Ou sai do bolso do próprio artista. Falando de artista independente...

Por outro lado, temos muitas ferramentas a nosso favor, atualmente. A internet é a mais forte delas. Veja o exemplo da Mallu Magalhães. Consagrada pela internet e, agora, pela grande mídia. Mas primeiro, pela net. Não haveria esta hipótese antes.

As grandes gravadoras que, anteriormente, sustentariam todo esse processo, não correm mais muito risco. Com a pirataria e a queda das venda, dificilmente apostam no novo sem muita garantia. Acabam já pegando o artista com meio caminho andado...

Carol: Muitos artistas usam a Internet para a divulgação de seu trabalho. Qual a importância desse meio para a sua carreira?
Ih! Acabei me antecipando na resposta anterior. Mas uma coisa puxa a outra...

A internet é fundamental! Tenho site, myspace, orkut, enfim... E vejo que, realmente, são espaços importantíssimos. É como colocar a carinha na janela. E uma “senhora” janela! No myspace, por exemplo, recebo vários convites diários de pessoas do mundo todo que jamais ouviriam a minha voz, se não fosse por ali. Ou demorariam muito tempo mesmo!

É uma rede de referências. Você navega em busca de um e acha outro, e outro, e outro. No final, você conheceu “infinitos” talentos escondidos e, ao mesmo tempo, expostos na “rede”! O youtube também virou a maior de todas as janelas (muitas vezes, polêmica, mas é uma janelona! Não há de se negar...)... Existem pessoas do nordeste do país, onde meu disco nem ao menos conseguiu chegar, que cantam as minhas músicas. É incrível. Acho maravilhoso!

Carol: Viver de música nem sempre é uma decisão fácil em um país com tantos talentos como o Brasil. O que a música significa para você? Como é viver de música em meio a tanta gente talentosa?
Tem que ter paixão, acima de tudo, mas não apenas... E talento, muitas vezes, não basta. Apesar de ser o início de tudo, e sem ele, nem meio, nem fim... Existem muuuitos! Mas tem que ter vocação! Perseverança, resistência à frustração, insistência e paciência. São muitos fatores que conjugados podem resultar em sucesso. Até a própria sorte! Importante ser somada, sim.

O sucesso também é outra coisa relativa, enfim...
Acho que se o seu trabalho é de verdade, se você acredita nele, com força ( com força mesmo!), você vai seguindo. Não me queixo, de nada mesmo. To muito feliz. E vou continuar fazendo música!

“Enquanto eu puder cantar
Enquanto eu puder sorrir
Enquanto eu puder cantar
Alguém vai ter que me ouvir”

Carol: Você já tem planos de fazer o novo show ‘girar’ pelo Brasil?
Sim, mas pra ano que vem. Vamos armando o terreno, com calma, pra cruzar as fronteiras!


JOGO RÁPIDO:
Obs.: Esses “jogos rápidos” são cruéis, viu?! Vou dar o panorama do momento... Tudo pode mudar amanhã...

Livro: Vou ser piegas, mas “O Caçador de Pipas”...
CD: To ouvindo sem parar “Ponto Enredo”, último da PLAP (Pedro Luis e A Parede). Sensacional!
Música: Que situação... São muitas... Mas aproveito para destacar “Cicatrizes”, de Miltinho e Paulo Cesar Pinheiro. Roberta Sá gravou com MPB-4. Linda demais a canção!
Compositor: Rodrigo Maranhão
Instrumento: Como disse, gosto dos tambores. Dos graves do surdo e da alfaia.
Cantora: Clara Nunes
Cantor: Lenine
Cidade: Rio de Janeiro (acima e apesar de tudo...)
Cor: RoxoTime: FlamengoAtleta: Paula (do basquete) Adorava vê-la jogar!Filme: fiquei muito impressionada com “Ensaio Sobre a Cegueira”. Tá recente, acabo de ver... Ator: Selton Mello
Atriz: Marieta Severo
Escola de samba: gosto da Mangueira, da Portela, Beija-Flor, Salgueiro, sem xiitismos. rs...
Sonho: Envelhecer com saúde pra continuar fazendo música. Até o fim...
Viagem: Nordeste, de cabo a rabo. Acho interessantíssimo. Riquíssimo musical e culturalmente. Criativo. Queria visitar os becos onde rolam ensaios de batucadas e danças populares de cada região. Pra ter os “arrepios”...

Palavras ao Zanzei:
Todos convidados para o lançamento do meu segundo disco – Girando – que terá show no Centro Cultural Carioca (RJ) no dia 29 de outubro. Apareçam!
Carol, obrigada pelo carinho de sempre! Beijo!

Anna, eu que agradeço por todo seu carinho e atenção! Torço muito por você, e tenho certeza que a cada dia mais pessoas vão se encantar com o seu belíssimo trabalho! Sorte e sucesso!